Vendas em shoppings registram alta de 24% em maio e já superam período pré-pandemia
Pedro 15 de julho de 2022notícias de marketing ArticleAs lojas situadas nos shopping centers de todo o território brasileiro experimentaram um incremento médio de 24% nas vendas durante o mês de maio, em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados fornecidos pelo Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce). Este é o 14º aumento consecutivo mensal, o qual reforça a atual fase de recuperação no segmento, que teve início no ano passado, e superou a receita nominal de vendas em 27,6% quando cotejado ao mesmo intervalo de 2019.
Somente nos primeiros cinco meses deste ano, o comércio nos shoppings acumula um crescimento de 39,7% em relação ao mesmo período de 2021. Geograficamente, as regiões que se destacaram particularmente no quinto mês de 2022, com incremento das vendas acima da média nacional, foram: Sudeste (26,6%) e Nordeste (25,6%). Na região Centro-Oeste, a elevação foi de 23,3%, enquanto no Sul foi de 17,2% e no Norte chegou a 11,7%.
Mesmo diante de um contexto macroeconômico caracterizado por aumento da inflação e queda no rendimento das famílias brasileiras, o valor médio de vendas nas lojas dos shoppings se situou em R$ 125,45 em maio. Esse montante é 17,9% inferior ao mesmo mês de 2021, mas representa um aumento de 35% em relação aos R$ 92,92 registrados em maio de 2019, período pré-pandemia.
O aumento no comércio nos shoppings coincide com uma notável recuperação no fluxo de visitantes no setor, resultado do aumento progressivo do número de brasileiros imunizados contra o coronavírus. De acordo com informações do Mais Fluxo e IPEC, o mês de maio apresentou um acréscimo de 39,9% no total de frequentadores em relação ao mesmo período de 2021.
Na análise feita pelo presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, esses índices positivos servem como um indicativo importante para a continuidade do crescimento do setor em 2022, bem como para a gradual recuperação em comparação aos níveis pré-pandemia. Ele também enfatiza a perspectiva cada vez mais robusta de resultados favoráveis ao longo do segundo semestre deste ano. Para o executivo, o aumento nas vendas nos shoppings ocorrerá de maneira gradual e constante em 2022, visto que está diretamente relacionado ao aumento do número de visitantes. Isso ocorre porque o setor proporciona aos frequentadores um ambiente seguro, em todos os aspectos, e uma experiência que vai além da mera aquisição de produtos.
Arquivos
Calendar
D | S | T | Q | Q | S | S |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | |||
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |